Senador quer se colocar como um interlocutor entre o Planalto e o Poder Legislativo; seu partido, o União Brasil, quer obter maior protagonismo no governo, assumindo pastas de maior importância política
Basília Rodrigues, da CNN
Antes do encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (05), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi procurado pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), aliado do governo na legenda.
O encontro entre o parlamentar e Lira ocorreu na noite da última sexta-feira (02), na residência oficial da Câmara dos Deputados.
Segundo aliados, Alcolumbre se colocou como uma “ponte de entendimento” do governo com o presidente da Câmara. A interlocutores, ele afirmou que atuou para evitar a interrupção do diálogo da Casa com o Executivo.
Na semana passada, o Planalto passou por sufoco para conseguir aprovar a Medida Provisória da Reestruturação, que modificou o desenho planejado pelo governo Lula para os ministérios.
Para evitar derrotas em novas votações no Congresso, o governo tem sido aconselhado a promover uma reforma ministerial.
O União Brasil tem o comando de três ministérios: Comunicações, Turismo e Integração Nacional, sendo que Alcolumbre atuou diretamente nas indicações.
O partido avalia trocar alguns nomes, ao mesmo tempo que cobra o Planalto a assumir outras pastas, de maior importância política.