Ministro da Educação de 2005 a 2012, petista viu estudantes levantarem cartazes com os dizeres “não ao arcabouço fiscal” no evento
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ouviu críticas ao marco fiscal em visita à Universidade Federal do ABC (UFABC) nesta sexta-feira (2). Ao discursar, o petista defendeu investimentos para a educação e afirmou que está “ao lado” dos estudantes.
“Você não tem como mudar esse país tão desigual se não for por meio de políticas vigorosas, especialmente em educação e saúde. E vocês [estudantes] continuam com um aliado no Ministério da Fazenda. Não mudei de lado, só mudei de prédio”, disse.
Haddad fez referência ao período em que comandou o Ministério da Educação (de 2005 a 2012). O petista era o ministro da pasta quando a UFABC foi inaugurada, em 2008.
Antes das participações de Haddad, de outros ministros e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os estudantes entoaram críticas à nova regra e levantaram placas com os dizeres “não ao arcabouço fiscal”.
Ao defender investimentos, o ministro da Fazenda disse ainda que a partir de 2024 o governo vai reestabelecer o pisos constitucionais da educação e da saúde.
“O que ela [PEC do Estouro] visava? Ela visava garantir que quando caísse o teto de gastos, automaticamente para o ano seguinte a educação e a saúde recuperariam 100% do dinheiro surrupiado dessas duas áreas no governo Bolsonaro. Isso acaba de ser feito, e no ano que vem a saúde e educação vão restabelecer o piso nacional de 1988″, completou.