Luciano Dias e Thiago Larghi, que faziam parte da comissão técnica permanente, deixam o clube
Fábio Lázaro
Fernando Lázaro não é mais técnico do Corinthians. A decisão foi firmada em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (20), no CT Joaquim Grava, que contou com as participações do presidente Duílio Monteiro Alves e do gerente de futebol Alessandro Nunes. Ele, no entanto, permanece no clube, mas volta à função de auxiliar da comissão permanente, conforme antecipado pelo LANCE!. Luciano Dias e Thiago Larghi, que faziam parte do núcleo, foram dispensados.
Antes prestigiado, Lázaro ‘perdeu a moral’ com a direção corintiana principalmente após a derrota para o Argentinos Juniors, na Neo Química Arena, pela Libertadores, que aconteceu na última quarta-feira (19). Após o jogo, o departamento de futebol do clube alvinegro já havia optado pelo encerramento do ciclo do treinador, mas o martelo foi batido no encontro realizado no dia seguinte à partida.
O receio principal é que a temporada fique comprometida com a sequência de derrotas. Além do revés para Argentinos, o Timão foi derrotado pelo Remo por 2 a 0 no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, na semana passada, e tem grandes chances de ser eliminado na competição nacional. O confronto de volta está agendado para a próxima quarta-feira (26), em Itaquera. A equipe alvinegra precisa vencer por três gols para avançar às oitavas de final. Um triunfo por dois gols de vantagem levaria a decisão para os pênaltis.
A pressão das arquibancadas também pesou para a decisão pela demissão de Lázaro. Após a derrota da noite passada, houve muitas vaias e protestos da torcida corintiana pedindo a saída do treinador, além de uma nota da Gaviões da Fiel, principal uniformizada do clube, cobrando a dispensa do profissional e a busca por um substituto. O receio da direção corintiana é não deixar a situação insustentável, como aconteceu com Sylvinho, entre o fim de 2021 e início de 2022.
Existe a chance de Fernando Lázaro seguir no clube, mas em nova função, podendo ser auxiliar ou até mesmo analista de desempenho, cargos ocupados por Fernando no passado. Caberá a ele decidir sobre a permanência.
Durante sua passagem pelo clube alvinegro, Lázaro somou 17 jogos, com oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com 57% de aproveitamento.