Na primeira entrega, 21 corporações musicais de escolas da rede estadual de Educação foram beneficiadas. Total investido pelo Governo de Goiás ultrapassa os R$ 9,9 milhões
Nesta terça-feira (04/04), data em que se celebra o Dia Estadual em Comemoração ao Movimento de Bandas e Fanfarras, o Governo de Goiás realizou a entrega do primeiro lote de kits de uniformes para bandas marciais, musicais, de percussão e fanfarras. Ao todo, 21 corporações musicais, de 15 municípios goianos, foram beneficiadas nessa primeira distribuição.
As entregas dos primeiros kits foram feitas em uma cerimônia, realizada no Teatro Goiânia, e que contou com as presenças da primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, e da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. O evento marcou, ainda, o anúncio da edição 2023 do Festival Arte Educativo de Goiás (Faego).
Durante a cerimônia, a primeira-dama de Goiás falou sobre como as ações do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), têm sido pensadas de modo a atender as demandas dos estudantes goianos. Na oportunidade, ela relembrou ações como a reforma das escolas da rede estadual e a entrega de chromebooks aos alunos.
“A criança não aprende com quem ela não gosta, não aprende em uma escola da qual ela não se orgulha, não se sente bem. E, hoje, eu vejo a mudança nesse estado”, afirmou a primeira-dama, celebrando os resultados das ações.
Sobre a entrega dos uniformes, Gracinha Caiado falou diretamente às crianças e jovens que compõem as 154 bandas e fanfarras escolares da rede estadual de ensino. “Vocês merecem essa alegria e essa oportunidade, porque assim, sem dúvida nenhuma, a inclusão e a dedicação de vocês serão muito maior”, celebrou.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, por sua vez, destacou os projetos voltados à Arte-Educação desenvolvidos pela Seduc/GO e reforçou o papel que estes ocupam na vida dos estudantes neste pós-pandemia.
“As crianças aprendem, mais, aprendem melhor e se soltam quando elas estão trabalhando dentro de projetos da Gerência de Arte e Educação”, iniciou. “Esse é um projeto riquíssimo no sentido de que também vai ajudar a tratar desses problemas emocionais que vieram depois da pandemia. Problemas que estão afetando estudantes, professores, servidor da escola…”.
Parte da cultura
Os kits de uniforme são compostos por conjuntos para o corpo musical e mor (túnica e macacão); conjuntos para o corpo coreográfico (túnica, short-saia e collant); conjunto para o pelotão cívico (túnica, calça e collant); botas para o corpo musical, corpo coreográfico e pelotão cívico; bota para baliza; quepes; e casquetes.
Para a gerente de Arte e Educação da Seduc/GO, Luz Marina de Alcântara, a entrega dos kits para 154 corporações musicais auxilia na valorização das bandas e fanfarras escolares como parte integrante da história e cultura goiana.
“Isso tudo é parte da nossa cultura, da nossa história. E, se a escola não oferece essas oportunidades, os alunos vão se dispersando por outros caminhos. E aí a nossa cultura fica perdida. Nós, da Secretaria de Estado da Educação, estamos aqui dando esse espaço para os alunos aprenderem o que eles querem aprender”, reforçou a gerente durante o evento.
Segundo o coordenador da corporação musical do Colégio Estadual Jardim Europa, Diego de Freitas, os novos uniformes chegam em boa hora e irão reforçar a identidade, tão essencial para as bandas e fanfarras goianas.
“Os alunos ficavam sem uniformidade, tendo que desfilar com o uniforme do colégio, com tênis, o que, querendo ou não, desfaz a aparência da banda. Então, o uniforme dá uma identidade para aluno. E, não ter ele, é não ter uma identidade para a banda”, conclui o educador.
Todas as 154 bandas e fanfarras escolares, de 66 municípios goianos, devem receber os uniformes. A aquisição representa um investimento de mais de R$9,9 milhões.
Presenças
Participaram da cerimônia a deputada estadual Dra. Zeli; o prefeito de Diorama, Altamiro José de Lima; e a diretora pedagógica da Seduc, Márcia Rocha; além de superintendentes e gerentes da Seduc/GO