Pelo acordo, vice da chapa deverá ser do Partido dos Trabalhadores, que, pela primeira vez, ficará de fora da disputa pelo comando da capital paulista
Anne Barbosa da CNN*
O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, neste sábado (5), seu apoio à pré-candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para a Prefeitura de São Paulo na eleição municipal do ano que vem.
Esta vai ser a primeira vez que o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficará de fora da disputa pelo comando da cidade.
Durante conversa com a imprensa após o evento, Boulos informou que o vice ou a vice da chapa será do Partido dos Trabalhadores.
“Isso está pactuado, mas não temos pressa para tomar essa decisão. Teremos essa definição mais pra frente. Agora o momento é de construir um grande movimento por São Paulo.”
Guilherme Boulos
O anúncio foi feito no fim da tarde durante congresso do diretório paulistano do PT que acontece neste fim de semana na capital.
Entre os presentes, ao lado de Boulos, estavam:
- Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT e deputada federal
- Fernando Haddad, ministro da Fazenda e ex-prefeito de São Paulo
- e o deputado estadual Eduardo Suplicy
Compromisso
Gleisi Hoffman agradeceu a força da militância de São Paulo e disse que o partido fez um compromisso com Boulos em 2022. Disse que entende as divergências e que elas fazem parte do processo.
Mesmo enfrentando resistências de uma ala do partido, a candidatura de Boulos contou com a apoio da legenda e também do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Agradeço a toda a militância do PT e ao Presidente Lula pelo voto de confiança. Vamos juntos devolver São Paulo ao povo!”, escreveu Boulos em sua conta no Twitter, poucos minutos depois do término do evento em que o anúncio foi formalizado.
Boulos é atualmente deputado federal pelo PSOL, e, além de ter apoiado a campanha de Lula no ano passado, participou também de sua equipe de transição após as eleições.
Na eleição de 2022, ele desistiu de disputar o governo de São Paulo para concorrer como deputado e “ajudar a construir uma grande bancada de esquerda no Congresso”, declarou à época.
Em 2020, Boulos foi candidato à prefeitura de São Paulo, disputada pelo PT por Jilmar Tatto. Boulos foi para o segundo turno, mas perdeu para o prefeito reeleito Bruno Covas (PSDB).
*Publicado por Juliana Elias, da CNN