Projeto realizado em parceria com a UEG, IFG, UFG e Prefeitura Municipal da cidade busca promover a união e interação entre as comunidades indígenas, quilombolas e em situação de itinerância no Estado de Goiás
A Seduc Goiás marca presença mais uma vez no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) 2023, com a Tenda Multiétnica, que promove uma diversidade de ações formativas, como oficinas, minicursos, mesa de debates, rodas de conversa, atividades de campo, exibição de filmes, mostras de arte, apresentações culturais e exposições fotográficas.
O Fica, que chega à sua 24ª edição, está sendo realizado de 13 a 17 de junho na Cidade de Goiás, antiga Capital do Estado. O festival é promovido pelo governo estadual por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e conta com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e das secretarias estaduais de Educação (Seduc), Desenvolvimento Social (Seds) e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Montada na Praça do Chafariz, a Tenda Multiétnica é promovida em parceria pela Seduc Goiás, Universidade Estadual de Goiás (Campus Cora Coralina), Instituto Federal de Goiás (IFG) (Campus Goiás), Fundação RTVE (Universidade Federal de Goiás) e Prefeitura Municipal da Cidade de Goiás.
Durante todos os dias do Festival, a Tenda funcionará das 8 às 22 horas com uma ampla e diversificada programação. O projeto surgiu com o objetivo de promover o encontro e a interação entre os povos tradicionais do Cerrado, como as comunidades indígenas e quilombolas e a população em situação de itinerância (ciganos e circenses).
Cinema e comunicação
No primeiro dia, a programação da Tenda será aberta às 9 horas, com a promoção de uma Roda de Conversa com o tema ‘Cinema e Comunicação Insurgente’. O debate terá como convidado especial o cineasta indígena boliviano Ivan Molina.
No mesmo dia serão realizadas uma Mostra Especial de Cinema e oficinas de bordados com seda de buriti, desenho étnico e xilogravura e roda de capoeira angola.
De 14 a 18 de junho, a Tenda Multiétnica promoverá diariamente apresentações culturais diversas, feira multiétnica, oficina de comunicação e audiovisual, exposição fotográfica e de artes, mostra de filmes, oficinas e minicursos. Confira aqui a programação completa da Tenda.