Apesar da conquista, “a situação é bastante difícil”, disse o coronel-general Oleksandr Syrskyi, comandante das forças terrestres da Ucrânia
Contra-ataques ucranianos expulsaram forças russas de algumas posições na cidade sitiada de Bakhmut, no leste do país, mas a situação continua “difícil”, afirmou um general ucraniano em postagens nesta segunda-feira (1º).
Durante os últimos meses, a batalha por Bakhmut tornou-se o foco de um conflito que teve poucas mudanças nas linhas de frente desde o final do ano passado, deixando os dois lados em busca de um avanço.
“A situação é bastante difícil”, disse o coronel-general Oleksandr Syrskyi, comandante das forças terrestres, em comunicado no Telegram.
“Ao mesmo tempo, em certas partes da cidade, o inimigo foi contra-atacado por nossas unidades e deixou algumas posições”, disse, durante visita às tropas da linha de frente no domingo (30).
Novas unidades russas, incluindo paraquedistas e combatentes do grupo mercenário Wagner, estão sendo “constantemente lançadas na batalha”, apesar de sofrerem pesadas perdas, afirmou o militar, acrescentando: “Mas o inimigo é incapaz de assumir o controle da cidade”.
As forças russas obtiveram ganhos adicionais em Bakhmut, mas um porta-voz militar ucraniano disse no domingo que ainda é possível fornecer comida, munição e remédios às tropas de defesa.