hacklink al hack forum organik hit kayseri escort Grandpashabetpadişahbet güncel girişpadişahbet güncel girişdeneme bonusu veren siteler463 marsbahisdeneme bonusu veren sitelerUltrabet Girişbetsatsahabetdeneme bonusu veren sitelerdeneme bonusu veren sitelertürbanlı porno izle gölcük escortcasibom주소모음mavibet girişromabetcasinomilyoncashback bahisTekirdağ escortistanbul escortultrabetgrandpashabetmaxwinmarsbahisbetsat girişvaycasinopadişahbetjojobetGebze Escort1win girişonwin girişjojobet

Notícias da nossa Cidade

#Educação

Brasil caminha a passos lentos para adotar educação inclusiva, diz especialista

O professor de psicologia da UFSCAR João do Carmo afirmou que modelo deve ser perseguido pela sociedade como um todo

“O paradigma de inclusão é um modelo a ser perseguido pelas escolas, setores educacionais e pela sociedade”, segundo o professor de psicologia da UFSCAR João do Carmo.

O Brasil tem cerca de 46,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, conforme dados do IBGE.

À CNN Rádio, ele afirmou que a inclusão “significa mudança de atitude, crença, percepções e adaptação do ambiente para acolhimento do aluno que apresenta diferenças quanto ao desenvolvimento e aprendizagem.”

O especialista destaca que a luta pela educação inclusiva é “de longa data”, e que envolve formação e capacitação dos docentes e de todos os envolvidos na escola.

“É importante também prever o acolhimento das famílias”, completou.

Segundo João do Carmo, “precisamos caminhar muito, esclarecer e conscientizar a população sobre o que é a inclusão, que tem acontecido em passos lentos.”

O professor vê que de norte a sul do Brasil, embora as realidades sejam diferentes, as dificuldades são as mesmas, de falta de preparo dos profissionais e mesmo de adequação das estruturas.

“O ambiente que precisa se adequar aos alunos. Imagine uma criança ou adolescente cadeirante, que poderá enfrentar dificuldade com a arquitetura da escola, sem rampa adequada, por exemplo”, concluiu.

*Com produção de Isabel Campos

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *