Treinador argentino não escala mesmo time em duas partidas consecutivas desde 2021, quando estava na França
LANCE! 26/04/2023 Rio de Janeiro (RJ)
O Flamengo ainda busca seu equilíbrio na temporada, e o técnico Jorge Sampaoli começa a implementar seu esquema, 10 dias após chegar ao Ninho do Urubu. Diante do Maringá, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, o argentino deve manter a base dos primeiros compromissos, retornando o time ao esquema de três zagueiros. Se repetir a escalação que foi a campo diante do Internacional, no fim de semana, em partida válida pelo Brasileirão, o treinador quebrará uma escrita que dura desde 2021.
A marca curiosa do treinador é na questão de “repetir escalações”. Como explicitado pelo próprio treinador, a formação inicial do Flamengo vai depender muito das circunstâncias do jogo e isso não é exclusividade rubro-negra. O treinador não repete um 11 desde a época em que estava no Olympique de Marselha.
Nas ocasiões, Sampaoli entrou em campo com a seguinte equipe: López; William Saliba, Álvaro González e Luan Peres; Kamara, Valentin Rongier, Amine Harit, Mattéo Guendouzi, Gerson e Konrad de La Fuente; Dimitri Payet. Destaque para o volante Gerson, que tem melhorado o desempenho sob o comando do argentino.
A MARCA
A última vez que Sampaoli utilizou o elenco de maneira seguida foi nos jogos contra Nantes e Brest, pela liga francesa. O saldo final foi de uma vitória e uma derrota. De lá para cá foram 67 partidas sem repetir escalação, entre Olympique de Marselha, Sevilla e, mais recentemente, com o Flamengo.
A POSSIBILIDADE
No jogo contra o Internacional, o Flamengo de Jorge Sampaoli entrou em campo com a seguinte escalação: Santos, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal, Gerson e Everton Ribeiro; Gabigol e Pedro. Embora a previsão seja da manutenção de boa parte dessa base, o treinador argentino deve mudar o esquema.
Se diante do Colorado o Flamengo entrou em campo com uma linha de quatro, Sampaoli quer o retorno dos três zagueiros. Pela circunstância do confronto, em que o Rubro-Negro perde por 2 a 0 no agregado, o treinador deseja dar amplitude ao time e ter o máximo de jogadores com características ofensivas possível.
A ideia de Sampaoli é sacar Wesley e escalar um zagueiro, com Rodrigo Caio e David Luiz na briga pela posição. Além disso, Marinho volta a ganhar oportunidade entre os titulares, na vaga de Everton Ribeiro. No entanto, trata-se apenas de uma previsão e, se quiser inovar, o argentino pode quebrar a escrita que já dura 67 jogos.
Flamengo e Maringá se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), no Maracanã. Ao todo, mais de 40 mil ingressos foram vendidos para a torcida rubro-negra, que acredita na virada sobre os paranaenses. Se quiser garantir a vaga nas oitavas de final, o clube da Gávea precisará vencer por três ou mais gols de diferença.