Visitação para o público-geral começa no próximo sábado
Paula Mattos Publicada em 04/08/2023
Nesta sexta-feira (4), o Flamengo reinaugurou o seu Museu, que fica na sede social do clube, na Gávea. O evento foi exclusivo para jornalistas.
A primeira vista do ambiente já é impactante: a sala de troféus. Uma infinidade de taças, de todas as competições das quais o Flamengo já foi campeão, dão a ideia do que os torcedores podem esperar do espaço.
Iniciada a caminhada, o Flamengo expõe conquistas de diferentes modalidades, cada uma com seu espaço específico: basquete e esportes olímpicos, por exemplo. Há também uma ala destinada às Embaixadas e Consulados do clube, além de itens históricos e colecionáveis, como ingressos antigos, faixas e camisas retrôs.
Um pouco mais à frente, um espaço destinado ao “Hall do Manto”. Um boneco interativo expõe os Mantos dos anos 1912 a 2022, enquanto, ao lado, há a presença das 12 camisas escolhidas pelos rubro-negros para a inauguração do espaço. Essa parte, vale destacar, será atualizada anualmente, não ficando “presa” aos 12 uniformes iniciais.
Não menos importante, o Museu Flamengo reserva um ala essencial para a história do clube: o Espaço 81. Nele, está o troféu do Mundial de Clubes e da Copa Libertadores da América. Icons com fotos dos consagrados jogadores do “ano de ouro”, faixa comemorativa e flores de cerejeira, árvore típica do Japão, dão o charme especial ao ambiente.
A visitação ao Museu Flamengo será iniciada neste sábado (5), e os valores das entradas variam entre R$ 20 e R$ 265